quinta-feira, 4 de agosto de 2016

No palácio Kensington (Londres)!


Uma dessas "coisinhas" que eu dessa vez quis conhecer em Londres foi mesmo o palácio onde a princesa Diana viveu os últimos anos da sua vida e onde moram atualmente os duques de Cambridge (seu filho mais velho, nora e netos): o palácio Kensington!





Depois de ter saído da estação de metro de High Kensington e de ter feito uma pequena paragem para um almoço rápido, lá fui eu na sua direção, onde vivem elementos da familia real desde o século XVII!




Na época, o palácio foi construído fora do centro de Londres (o rei Guilherme III sofria de asma e diagnosticaram-lhe que ficasse longe do poluento ar da cidade) mas foi-lhe criada uma estrada larga privada para a rápida passagem de carruagens, tendo sido aumentado por Sir Wren (o mesmo arquitecto da St. Paul's Cathedralhttp://viajarso.blogspot.pt/2011/06/londres-iii-city.html), acrescentando-lhe posteriormente vários apartamentos em torno dos cantos do bloco central, ainda hoje utilizados como aposentos reais!

Recheado de vários episódios marcantes da história da Inglaterra, o palácio foi palco de morte e nascimento de vários reis e rainhas, incluindo a rainha Maria II que faleceu de varíola aos 32 anos e aos nascimentos de outros elementos da realeza como a rainha Vitória e até a avó da atual rainha (Isabel II)!






Estão proibidas as fotos na entrada dos portões dourados do palácio (onde foram colocadas muitas coroas de flores aquando do falecimento da princesa Diana) mas permitidas nos restantes espaços abertos ao público, como o apartamento 1A, pertencente à falecida princesa Margarida (irmã da atual rainha), a um preço um pouco salgado (incluindo doações, foram 18 libras)!

E apesar de ter adorado os bonitos tectos e paredes trabalhadas, não achei nada de extraordinário, não, comparando com o de Windsor (http://viajarso.blogspot.pt/2011/06/londres-vi-windsor.html), por exemplo!














Também gostei muito da coleção do vestuário utilizado pela realeza desde o século XVIII...




...e da coleção de vestidos utilizados pelas várias princesas e rainhas britânicas!




Depois andei a flanar pelo enorme jardim, tendo visitado os lagos com cisnes, as coloridas flores, as robustas esculturas e o memorial de Diana, não sem antes, um esquilo ter vindo me "cumprimentar" durante o passeio...






E bebi o meu último chocolate nesse dia nublado, antes da visita ao pub mais florido da cidade, perto de Nottingham Hill!






1 comentário:

  1. Tem detalhes lindíssimos, mas, confesso, gostei mais do exterior :p
    Adorei as fotos!

    ResponderEliminar