terça-feira, 8 de março de 2016

Nos túmulos "saadianos"!

Shiuuuu! Vou-vos, agora, levar a um local secreto em Marrakesh mas não digam nada a ninguém, porque é secreto, ou...ups...pelo menos era!




Ou era até 1917, momento em que foram descobertos! Tratam-se dos túmulos reais de uma dinastia reinante em Marrocos nos séculos XV e XVI: os túmulos "saadianos", que renovaram a cidade ao deixar um variado legado de monumentos, estando apenas 120 anos no poder!




Mas primeiro, voltemos um pouco atrás, na história da cidade:

Os "almorávidas"- uma das mais poderosas tribos bérbere- fundaram o posto militar de Marra Kouch em 1062 o que lhes deu o controlo das rotas comerciais do (deserto) Sara!

No século seguinte, os "almóadas" cercaram a cidade e construíram monumentos importantes como a mesquita Koutoubia (a mesquita principal, a mais alta da cidade, já aqui falada anteriormente), seguidos pelos "merénidas", tendo reduzido a sua importância comercial em detrimento da cidade de Fez. 

Em 1549, foram derrotados pelos "saadianos", que expandiram o seu território até Mali e Mauritânia!




E após uma estreita passagem serpenteante (outrora secreta), ao lado do palácio real, fomos visitar o complexo apertado de 66 túmulos reais guardados, do final do século XVI, de manhã (altamente recomendável)!

Na entrada, a primeira sala destinada à oração contém vários túmulos dos "alauitas" (em 1668, os "saadianos" foram eliminados por estes; os seus descendentes ainda hoje pertencem à família real e reclamam a descendência directa do profeta Maomé).

Depois vimos a sala das doze colunas, com os túmulos do sultão Ahmed El Mansour e respetiva família, decoradas com rebuscados estuques e madeiras de cedro, feitos de mármore italiano!




A sala principal, bem no centro do jardim, é uma estrutura alta de azulejo verde com telhado de estilo andaluz, com três portais impressionantes de madeira entalhada e estuque com estrelas de oito pontas e túmulos no seu interior, cobertos de azulejo.




No jardim existem ainda várias pedras tumulares e a mesquita kasbah, ao lado, data do século XII!




Uma vez que a religião muçulmana proíbe quaisquer representações humanas e/ou de deuses, a arquitectura dos seus monumentos, a bonita decoração dos estuques esculpidos, os azulejos trabalhados são extraordinariamente magníficos!




3 comentários:

  1. Gosto sempre tanto de conhecer todos estes sítios Marta. Acho que de outra forma não os conheceria. Adorei.
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. As imagens falam por si. Nem consigo imaginar o quanto estes sítios devem ser ainda mais espectaculares ao vivo..~

    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderEliminar