sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Visita guiada à Ópera de Budapeste!

E meio frustrada por não termos ido à Viena [afinal, um dos meus sonhos era- e continua a ser- assistir a um musical numa dessas grandes salas de espetáculo, como Viena de Áustria ou Londres] fomos conhecer a Ópera, num edifício de estilo neoclássico, do século XIX, bem no meio de uma das avenidas principais da cidade: a Andrássy út, ladeada de árvores e elegantes edifícios (também distinguida como património mundial da UNESCO!).

              

Por fora nada de especial, mas por dentro...


Por dentro, um luxo que só visto! À entrada, várias colunas de mármore, fantásticos murais,  tetos abobados e candelabros cintilantes dão-nos as boas vindas a esta opulenta sala de espetáculos, obra do arquiteto húngaro Miklós Ybl, constituída por uma fachada simétrica com esculturas de compositores famosos húngaros.




Após termos comprado os bilhetes (incluindo o da permissão das fotos) fizemos o tour guiado em inglês (existem em várias línguas, incluindo espanhol; diariamente às 15 e às 16H) [existia também a possibilidade de assistir a um mini concerto no final do mesmo].

Percorremos os vários espaços: desde a sua majestosa e importante escadaria com tapete vermelho (afinal era aqui feito o "desfile" de alta costura das senhoras), pelo salão principal com um enorme candelabro de bronze e o palco central (giratório e maquinaria hidráulica) até ao camarote real (onde estiveram presentes várias personalidades famosas, inclusive a famosa imperatriz e rainha da Hungria: Sissi) e demais espaços de convívio para o intervalo entre sessões.









                           

                          

                       
                          

                                      

                                      


E, sinceramente, apesar de não ter achado nada de especial à sua fachada por fora, é com agrado, que vos digo que adorei o seu opulento e fantástico interior e percebo a sua rivalidade com as óperas de Paris ou de Viena (apesar de nunca as ter visitado pessoalmente!).





Ah! O primeiro metro do continente europeu (não conta Londres) foi, também, distinguido como património da UNESCO e foi aqui (em 1896) construído em Budapeste, porque os seus habitantes estavam contra os transportes à superfície, principalmente nesta bonita avenida mas queriam um modo rápido de transporte até à praça dos heróis, para celebrações do milénio!


2 comentários: