sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Retrospetiva de 2014

Aí está, finalmente, a minha retrospetiva de 2014: um ano com menos locais visitados mas nem por isso menos bonitos e que já faziam parte dos meus planos há um tempão. E é claro que não podia deixar de ser um ano com os seus "altos" e "baixos", senão vejamos:

Em Janeiro continuamos com o "jogo" das caches em dois concelhos do algarve (Silves e Portimão) e passamos um sábado com os meus amigos compadres e afilhado bem junto à fronteira de Espanha: Ayamonte (a partir daí iniciei novo tópico neste blog: "Para degustar e descobrir"). Fizemos ainda uma jantarada e dormimos na casa de uns amigos em Albufeira.

Em Fevereiro passamos um fim de semana em Lisboa, na Moita (onde fizemos um bonito passeio junto a uma praia da margem sul) e em Grândola para visitarmos amigos e familiares, respetivamente. Na capital, passeamos no bairro alto, pelo jardim príncipe real, no miradouro S. Pedro de Alcântara e pelo elevador da Glória. Antes de termos voltado novamente à Lisboa para dois dias de formação fomos a Faro e fizemos ainda algumas caches em Monchique.

Março: nesse mês houve mais música (e dança!) ao ter regressado às aulas de zumba, quizomba e salsa (mas que acabaram rapidamente por falta de alunos e do prof. ter emigrado), após ter saído com as za'amigas no dia da mulher. No dia de anos do meu marido fizemos, ainda, uma visita às ruinas arqueológicas de Alcalar e até um bonito passeio de buggy, junto à barragem de Silves.

Num bonito domingo do mês de Abril fizemos algumas caches em S. Teotónio (uma das freguesias de Odemira, no baixo Alentejo) e comemos uma bela mariscada na Azenha do Mar (bem perto de S. Teotónio), com os meus pais, antes da partida para Lisboa, para a terceira e derradeira tentativa de inseminação artificial (sem sucesso). Antes, visitei o palácio marquês de Fronteira e conhecemos o interior da basílica e jardim da Estrela, o museu do azulejo, o museu militar, a torre de Belém, o castelo de S. Jorge e o Aquário Vasco da Gama.

Em Maio, fiz alguns passeios (e até fui à praia) com o meu afilhado e a minha melhor amiga antes de termos visitado a República da Irlanda: um país verdejante cheio de paisagens de cortar a respiração e monumentos espetaculares (como o da primeira foto, nós, juntos a uma cascata de Killarney).

Junho: foi o mês à procura de carro novo (depois de um pequeno acidente em cadeia com o antigo, sem danos humanos), com este fomos passear à Évora, Marvão e Portalegre. Antes, fomos ainda jantar (um delicioso fondue) em casa de amigos em Albufeira e comemorar o aniversário dos meus sogros com, novamente, um belo almoço, na Azenha do Mar.

Em Julho fui várias vezes à praia e a um parque aquático com amigos e familiares, antes de ter comemorado o nosso aniversário de casamento num restaurante indiano em Alvor e na mostra conventual do doce em Lagoa.

No parque aquático, com o meu afilhado
(10/07/14)

Agosto: passamos um fim de semana em Mértola e passeamos pela praia da Altura, pela praia da Mina de S. Domingos, Alcoutim, Sanlúcar do Guadiana, Castro Marim e Vila Real de Santo António, entre idas aos hospitais e centros de saúde (depois de ter tido sérios problemas respiratórios).

Assim em Setembro, fiz duas semanas de tratamento nas termas de Monchique e voltei novamente à rota dos petiscos (como no ano passado) em Portimão e Silves antes de ter experimentado um breve passeio de barco às grutas de Lagos.

Outubro: o mês do meu aniversário, com muitas jantaradas e almoçaradas em Monchique e em Silves, depois de uma ida à praia da Galé!

O primeiro fim de semana de Novembro foi passado em Beja antes dos preparativos de viagem para a lindíssima capital da Hungria: Budapeste (cujos posts ainda não acabaram)! O último sábado do mês foi passado no festival da batata doce em Aljezur onde me deliciei com uns deliciosos bolinhos de doce fino!

Dezembro: outro mês com muitos jantaradas (com colegas, amigos e familiares) antes da passagem de ano, novamente com os meus sogros, no concelho de Silves, antes de mais uma visitinha ao Alentejo (cujos posts virão por por ai certamente)!

[No dia 28 deste mês nasceu mais um priminho e a minha avó continua internada em estado muito crítico].

Resta-me, agora, agradecer aos meus antigos seguidores e aos meus novos vinte e três seguidores do ano de 2014! Bem hajam!

[Quando este post for para o ar, a minha avó já não se encontra entre nós :'( ].