quinta-feira, 7 de agosto de 2014

"The Jameson Experience" (Midleton)



Qualquer viagem que se preze à Irlanda (ou Escócia!) tem que existir uma experiência do tipo: visita/degustação às caves de uma das bebidas mais famosas do país, neste caso: o whiskey, com diferenças distintas na sua produção (consoante o país de origem)!

E, apesar desta visita não ter sido feita na capital, idealizada inicialmente, foi a poucos quilómetros de Cork, em Midleton, que existe esta antiga destilaria e também a fábrica "real" (essa não visitável) da Jameson, local de produção do whiskey irlandês mais vendido no mundo!

A chuva regressou e com ela, nova alteração de planos! Ao invés de passarmos por outras pitorescas cidades  (Kinsale e Cobh) eis-nos agora aqui, a poucos mais de duas dezenas de quilómetros de Cork!

Junto à entrada, várias máquinas antigas marcam presença antes da bilheteira, da loja de recordações e do bar.






O tour guiado começa pouco tempo depois à hora marcada e durante uma hora ouvimos a história do whiskey irlandês, desta empresa criada em 1780, em Dublin, por um escocês de nome "Jameson", cujo mote de vida era Sine Metu ("sem medo"), um autêntico pioneiro na produção do "melhor" whiskey do mundo, através da utilização dos melhores ingredientes da terra (os principais são: água, cevada maltada e não maltada).




E nestas instalações empedradas de janelas e portadas avermelhadas, visualizamos um pequeno filme onde acompanhamos todo o processo de fabrico, desde a receção das matérias primas, passando pela secagem, moagem, maceração (pela adição de água quente, o amido dos grãos de cevada é convertido em açúcares fermentáveis), fermentação (a adição da levedura líquida permite converter grande parte do açúcar em álcool), destilação (tripla), maturação, repouso e engarrafamento.




O whiskey (assim escrito nos Estados Unidos e Irlanda) contrariamente ao whisky (enquanto produto escocês, Reino Unido) distingue-se essencialmente pela sua tripla destilação, pelo aroma não trufado adquirido durante a secagem (por ser executada em fornos fechados)  e pelo envelhecimento em barris de carvalho, anteriormente utilizados como armazenamento de outras bebidas alcoólicas.

E eu que nem sou apreciadora desta bebida espirituosa, gostei de seguir todo o circuito de fabrico até chegarmos aqui, onde foi possível analisar as alterações de cor e concentração do líquido resultante do whiskey ao longo dos anos (impressionante a forte coloração e elevada redução de volume nos barril com mais de 10 anos, o da direita).




Somos duas dezenas de pessoas e no final são escolhidos apenas oito para distinguirem os vários tipos de whiskey (dispensamos, mas para quem é apreciador deve levantar logo a mão quando é feita a pergunta no final do tour).




E de qualquer das formas, acabamos com uma dose de whiskey e um cocktail do mesmo...


São servidos?!



Morada: The Jameson Experience, Midleton, Co. Cork.
               Distillery Walk, Midleton.

Funciona das 10 às 18h, com tours de hora a hora sendo o último às 17, todos os dias, à exceção das datas de 1/11 a 28/2 com apenas 4 tours diários.

Preço: 14€ por pessoa

3 comentários:

  1. Visita interessante. Já fiz uns anos atrás visita identica mas na Escócia. Mas francamente não entendi bem o processo, Felizmente parece não ser apreciadora da bebida dourada senão deficil resistir.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo seu comentário! Realmente seria bem mais fácil explicar o processo com fotos demonstrativas mas tal (infelizmente) não aconteceu. E, sim, whisk(e)y não é propriamente "a minha praia"! Abraço (e melhoras para a sua saúde).

    ResponderEliminar
  3. Gostei mesmo de visitar esta destilaria, e eu nem bebo whisky! http://chama-sevida.blogspot.pt/2010/08/irlanda-5-9-de-junho.html

    ResponderEliminar