sexta-feira, 25 de abril de 2014

Para degustar e descobrir em: Lisboa (Campo de Ourique)!

Tal como prometido, anteriormente, façamos agora uma pequena interrupção para uma pequena (ou grande) refeição, num espaço, onde poderá ainda fazer algumas compras de bens essenciais na parte da manhã. Além disso, bem na sua frente, está a igreja do Santo Condestável!

Estamos, agora, em pleno mercado de Campo de Ourique!


Em Fevereiro passado, estava eu numa formação em Lisboa e eis que recebo a dica de um bom local, para jantar, de um dos formadores: o mercado de Campo de Ourique! Cansadíssima nesse dia, já que tinha vindo do algarve de madrugada, não fui, mas desta vez não quis desperdiçar a oportunidade.

Assim, antes de efetuar o passeio no elétrico 28, fui para este mercado e qual o meu espanto, quando encontrei, por acaso, esta bonita e comprida igreja: a igreja de Santo Condestável! E, foi pena,estar fechada (abre só das 8.45H às 13H e das 17.30H às 19.30H)!




Esta igreja, de estilo neogótico, foi construída em 1951, em honra do Condestável D. Nuno Álvares Pereira, um nobre guerreiro militar do século XIV, que lutou bravamente e venceu todas as batalhas, em que participou, contra as forças militares de Castela (antigo reino de Espanha). Depois da morte da sua esposa, entrou na ordem religiosa das Carmelitas e acabou os seus últimos dias no (arruinado) Convento do Carmo. Em 2009, foi canonizado pelo papa Bento XVI [São Nuno de Santa Maria].


Pormenor da entrada da fachada principal


E depois, o mercado que parece, à primeira vista, um mercado normal, aberto desde 1934, com bancas de peixe fresco, coloridas frutas e legumes, suculentas carnes, variadas flores e apetitosos pães, transforma-se...




Essas bancas fecham à hora do almoço mas as pequenas tascas (especificas para cada tipo de produto), ali presentes, exibem as suas iguarias, feitas na hora, à semelhança do que acontece nos mercados de Barcelona e/ou Madrid, desde as várias tapas (queijos, presuntos, enchidos), passando pelas empadas (vitela, frango, galinha, vegetais), sushi, "chapadas" (uma espécie de sandes prensada), croquetes, pastéis, saladas (ovas de bacalhau, polvo), bebidas (sumos naturais, sangria, refrigerantes, vinhos), sobremesas (brigadeiros, gelados, ovos moles), entre outros e funcionam incessantemente até às 23 horas da noite ou até à uma da manhã, nas sextas e fins de semana.

Depois de pedirem e pagarem, nas várias tascas, só têm de se sentar e saborear (eu provei uma deliciosa bruschetta de atum fresco com rúcula e alcaparras e um sumo natural de abacaxi):


E, depois, vai aí um cafezinho e um docinho (na foto de cima, à direita: os "celestes de Santarém", que adoro!)?


Aproveito, agora, para vos desejar um ótimo dia 25 de Abril (feriado em Portugal) e um excelente fim de semana!


Sem comentários:

Enviar um comentário