quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Uma manhã na abadia de Maria Laach!




Domingo de manhã! Estavamos agora no nosso sexto dia de viagem e continuavamos a percorrer a região da Renânia-Palatinado, na Alemanha. E por trás desta ofuscada foto encontra-se uma verdadeira obra-prima da arquitetura românica Alemã: a abadia de Maria Laach!




Abadia, essa, localizada junto a um lago formado na cratera de um vulcão extinto: o Laacher See!




A sua construção foi iniciada no século XI a mando do primeiro conde da Renânia: Heinrich II, que aqui também foi sepultado.

As múltiplas torres, sendo que a fachada consiste numa maciça torre central quadrada com 43 metros e duas torres laterais com 35 metros de altura; a galeria de arcadas e uma única varanda no lado oeste tornaram esta abadia beneditina, simplesmente, uma perfeição arquitetónica!




Mas o seu interior não fica atrás, uma vez que está ricamente decorado com mosaicos, azulejos, vitrais e até existe no pátio uma fonte dos leões, feita à semelhança da famosa fonte do Alhambra (em Granada, Espanha).

E apesar de se desconhecer as suas relações com o regime nazi, o que se sabe é que parte das instalações desta abadia foram convertidas em hospital para os feridos da segunda guerra mundial!


Passamos uma parte da manhã, numa manhã bem nublosa, a percorrer o seu bonito interior e depois a área circundante em redor, com as suas pequenas esculturas significativas (às vezes uma imagem vale por mil palavras) numa área verdejante e florida, junto  ao lago, vendo as bonitas pastagens com vacas e cavalos.




E sem mais delongas partimos para visitar a majestosa catedral de Colónia. No próximo post não perca a nossa visita a essa catedral e a nossa última (e maior) aventura em terras alemãs!

Sem comentários:

Enviar um comentário