quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

À conquista do castelo dos mouros (Sintra)

Na vista privilegiada da serra de Sintra, sobre um bloco rochoso, ergue-se um dos monumentos mais visitados da região. De origem muçulmana e medieval existe aí o castelo dos mouros, também designado como castelo de Sintra!


Mas afinal o que tem este castelo para oferecer aos seus visitantes?


Pelos vestígios arqueológicos encontrados sabe-se que esta região foi ocupada entre os séculos X a VIII a.C e a partir do século VIII foi conquistada pelos muçulmanos, que lhe deram o nome de As-shantara. Apesar de ter sido posteriormente conquistada por Afonso VI de Leão, foi depois reconquistada pelos mouros e só conquistada definitivamente por D. Afonso Henriques, um século mais tarde.

A vila de Sintra foi escolhida para moradia régia mas  foi no palácio nacional que a familia real se instalou e a povoação se desenvolveu à sua volta, tendo o castelo caído em desuso e sido abandonado, principalmente após a expulsão dos judeus que o habitavam, no século XV (como é bom estar num local e imaginar a azáfama das pessoas há alguns séculos atrás)!

Palácio nacional de Sintra

Para piorar a situação, também o terramoto de 1755 deixou aqui as suas marcas. Contudo, no século XIX quando D. Fernando Saxe (o marido da rainha D. Maria II) mandou construir o palácio da Pena (http://viajarso.blogspot.com/2011/02/palacio-da-pena.html) mandou também (e felizmente) recuperar o antigo castelo.


Palácio da Pena

Assim, os silos, local de armazenamento de alimentos no tempo dos mouros, foram limpos e a igreja de S. Pedro de Canaferrim, erguida no século XII por D. Afonso Henriques, abandonada no século XV, foi restaurada.

Depois de ter sido declarada património mundial da UNESCO em 1995 (aliás foi a primeira paisagem cultural a sê-lo na Europa), o castelo tem sido alvo de constantes remodelações (restauração de muralhas, recuperação de acessos, adaptação da cisterna e vimos até o início da construção de um pólo de receção para os visitantes).


Interior do castelo (em obras)

Até Novembro de 2011 foram aqui (ver foto seguinte) encontradas ossadas humanas de 23 sepulturas dos séculos XII-XIV e ainda objetos arqueológicos do período do neolítico.




Depois da entrada paga, fizemos um valente passeio pelas muralhas do castelo. As paisagens até ao oceano Atlântico, passando pelas vilas e vilarejos, são fantásticas (especialmente se tivermos sorte com o tempo):


O oceano no fundo e Sintra tão "perto"






Se estiverem em boa forma física e quiserem continua-la (especialmente depois das boas comidas e sobremesas da região) aconselho-vos a fazer a subida desde a vila (de Sintra) até, aqui, ao castelo. Senão, venham de transporte público ou particular e deixem-no no parque de estacionamento em frente ao mesmo e façam todo o percurso à volta das muralhas. De qualquer das formas, garanto-vos uma excelente tonificação, especialmente nos vossos membros inferiores (hahaha)!


No final da visita, junto às muralhas (e "mais morta que viva")

4 comentários:

  1. Conheço muito pouco o Portugal, erro que pretendo corrigir assim que possivel! Mas nunca encontro preços tao acessiveis quanto para outros destinos, entao vou deixando de lado. Mas Sintra com certeza serah a minha prioridade!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Milena,

      Pode encontrar bons preços a partir de Paris-Orly para Lisboa com a Transavia! Bj.

      Eliminar