domingo, 2 de setembro de 2012

Minha primeira blogagem coletiva: top 5 livros

Mais um curto intervalo na programação da nossa volta à França para...um post sobre blogagem coletiva acerca de literatura.
Como nunca tinha participado em nenhum post deste tipo, eis agora o primeiro, a "convite" da Helô (no final estão os endereços dos blogues das participantes, incluindo o dela, desde já lhe agradeço).
Antes de mais, devo dizer que gosto de livros simples, diretos e concisos, sem palavras "sete e quinhentos" mas que me fazem sonhar e viajar, não só a nível espacial como também temporal (daí, alguns dos meus livros favoritos se passarem em séculos passados). Mas chega de blá..blá... e aí está o meu top 5 de livros, os livros que marcaram os anos da minha existência. Embora haja imensos livros que gostei muito, estes são aqueles que li mais de uma vez ou não me importava de voltar a ler nos próximos tempos.
- "Fernão Capelo Gaivota", de Richard Bach. Foi o primeiro livro que me marcou, particularmente, durante a minha pré-adolescência. Trata-se de um romance, publicado em 1970, sobre a história de liberdade, aprendizagem e amor de uma gaivota, que achava que o acto simples de voar não devia ser somente uma forma de movimento mas algo mais. Como gostei tanto deste livro, acabei por ler depois "A ponte para a eternidade" (outro dos meus favoritos), "Biplano"  e "Não há longe nem distância".




- "O diário de Anne Frank", pela própria Anne Frank. Uma história de coragem e esperança, escrita por uma menina judia de 13 anos, durante a segunda guerra mundial (1942-44), escondida em Amesterdão até ser encontrada e enviada para um campo de concentração, no qual acabou por falecer, no ano seguinte. Uma história comovente e verdadeiramente enternecedora.

- "O Alquimista", de Paulo Coelho, livro esse que marcou a minha adolescência. Trata-se de um jovem pastor que parte em busca de um tesouro enterrado no Egipto, mas que depois vê-se na procura das respostas aos mistérios que sempre afligiram a humanidade. Mais tarde, li outras obras do autor: "O diário de um mago", "Brida", "Veronika decide morrer" e "Maktub".

- "Planisfério pessoal", de Gonçalo Cadilhe. Trata-se de um livro recente de crónicas do maior viajante Português, que nos transporta até outros locais, tão diferentes dos nossos. Há pouco tempo, li também outros da sua autoria: "A lua pode esperar"  e  "África acima".





- "Filipa de Lencastre, a rainha que mudou Portugal", de Isabel Stilwell. Recentemente, comecei a devorar romances históricos relacionados com a monarquia e este foi um dos que mais gostei, a par de "Catarina de Bragança", "D. Amélia, a rainha exilada que deixou o coração em Portugal" e recentemente "D. Maria II, tudo por um reino".




E para quem gostou deste post de blogagem coletiva e quer ler mais, veja também:



Próxima paragem: Paris, não perca!

Sem comentários:

Enviar um comentário