sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Em Brugge (Bélgica)

Sétimo dia de viagem: França. Perdão, quero dizer Bélgica. Nesse dia, estavamos com sorte. O céu apresentava-se quase todo azul, esbatido somente por alguns farrapos de nuvens esbranquiçadas, no horizonte. E na rectidão da paisagem, verdejante, apenas apanhamos um aguaceiro durante a toda viagem. É verdade que estivemos lá pouco tempo, contudo Brugge é uma cidade singular e admirável.


Centro histórico

Esta pequena cidade medieval está situada no nordeste da Bélgica, capital da Flandres ocidental,  com pouco mais de 115 mil habitantes.

Antigas fortificações, do século I a.C, constituem as primeiras evidências, de que o local  tenha sido habitada nesse período.

Brugge foi elevada a cidade em 1128. Em 1500, o canal mais importante da cidade, a partir do qual ela prosperou, começou a ficar entupido com lodo e a cidade decaiu como centro económico para a Antuérpia. No século XVII foi local de estadia de Carlos II de Inglaterra e sua corte e no século XIX era o destino turístico favorito de Franceses e Ingleses.

Rivaliza com Amesterdão, ao título "Veneza do Norte", por causa dos seus inúmeros paralelelípedos e românticos canais que atravessam a cidade e rodeiam o centro histórico, Brugge foi também capital Europeia da cultura em 2002.






Muito bem conservada, a cidade apresenta características tradicionais da época medieval, as "casinhas" coloridas, os telhados vermelhos e bicudos, as ruelas estreitas e sinuosas, as antigas torres e a cada esquina, lojinhas de: chocolates, doces, decorações natalícias, objetos de madeira e rendas das Flandres (uma delícia para os sentidos).







Dotada de uma arquitetura invulgar, a começar pelo fantástico centro histórico, que desde 2000, faz parte do património mundial da UNESCO e parece que saiu, diretamente, de um livro de contos de fadas.









Quem quiser pode subir os quase 400 degraus da Torre Halletoren, situada na frente da praça do mercado (o Grote Markt), que apresenta um carrilhão com 47 sinos e de onde se pode ver quase toda a cidade.




 O prédio da câmara municipal é de estilo gótico e o edíficio mais antigo da cidade (XIV-XV).




Mas as outras ruas adjacentes ao centro histórico também são bem interessantes e peculiares (marcas famosas estão bem instaladas nestes lindos e bem conservados edíficios).







A catedral de Sint-Salvator é a principal edíficio religioso da cidade e um dos poucos a não sofrer estragos ao longo do tempo. Data do século X, embora nessa altura só fosse uma pequena igreja e tornada catedral, somente, quatro séculos mais tarde.





Turistas e locais deliciam-se nas ruas com os chocolates (nós devemos ter entrado pelo menos em seis lojas diferentes e comprado quase um quilo), as waffles, as cervejas, as batatas fritas (dizem que estas tiveram a sua origem na Bélgica mas eu achei-as exatamente iguais às de Portugal) e outras comidas fast-food, enquanto alguns utilizam as bicicletas (o meio de transporte predilecto dos locais), outros preferem fazer passeios de charrete ou de barco (um charme).





A cidade é muito bonita, limpa, interessante, cheia de espírito natalício e só tive pena de não a ter visitado em finais de Novembro ou Dezembro, para sentir toda aquela atmosfera cheia de luzes e decorações, bem típica no natal.

5 comentários:

  1. oi marta! entao, se decidir participar da blogagem coletiva dos livros, me avisa q adiciono teu blog lá no post! bj

    ResponderEliminar
  2. Feito e publicado (2/9). Obrigada Helô. Bj grande

    ResponderEliminar
  3. Viajo tão pouco e isso entristece-me bastante!

    Giveaway Chanel

    http://belledujourlisboa.blogspot.pt/2012/08/giveawaychanel-6-meses.html

    Participa!

    ResponderEliminar
  4. Seja bem vinda a este blog, "Belle du Jour". Desde já, agradeço o seu convite para participar no passatempo do seu blog (e as minhas desculpas por ter apagado daqui o seu comentário).

    Em relação às viagens, é como tudo...há que começar...se puder é claro, tire um fim de semana e parta à descoberta de um sitio bem bonito e com as pessoas de quem ama. Se, contudo, for de todo impossível visite este e outros blogs de viagens. Bj grande

    ResponderEliminar
  5. Quando há uns tempos saimos de Paris para dar uma voltinha por Bruxelas eu já tinha em mente dar uma saltada a BRuges.Houve logo alguém que disse não ser boa ideia e que a capital do país merecia ser bem vista. Mas eu não desisti. Afinal ficava ali tão perto e por pesquisas feitas na net achava-a digna de uma visita nem que fosse mesmo uma visita relâmpago.
    E gostei mesmo muito do que vi.Uma interessante cidade que merece mesmo ser visitada.
    Nas ficou-me uma grande vontade de algum dia voltar a Bruxelas com a família e alugarmos um carro porque nessa mesma altura "descobri" que nos arredores de Bruges há vilas medievais bastante interessantes e plenas de história e que as paisagens são bem lindas para quem as sabe apreciar e não prefere só as grandes cidades. Mas tem de ser mesmo com tempo , ir à descoberta a partir da capital.Presinto que seria uma óptima viagem que nos deixaria muito boas recordações.

    ResponderEliminar