segunda-feira, 9 de julho de 2012

No colossal "château" de Chambord!

Quem diria que um retiro de caça se pudesse tornar no maior castelo de todos e de todos os exageros!

Senão vejamos: 156 metros de comprimento, 56 metros de altura, 77 escadas, 282 chaminés e 426 divisões constituem Chambord e tornam-no no maior castelo existente no vale do Loire!




Em 1519, o jovem rei Francisco I iniciou a construção do enorme estaleiro deste castelo como local de refúgio e fortemente influenciado pela arquitetura Italiana. Com a aparência de uma fortaleza medieval (um torreão central cercado por 4 grandes torres e uma muralha) e os elementos inovadores da arquitetura renascentista (varandas cobertas, terraços e pilares fundidos nas paredes), Chambord, feita de tufo calcário (pedra macia e frágil), prima e seduz pelo seu equilíbrio e gracioso aspeto.


                                




Contudo, o rei Francisco I viveu em Chambord apenas durante 72 dias em 32 anos de reinado e não chegou a ver a sua obra terminada. Na altura, apenas se encontravam terminados o torreão e a ala real.




Seu filho, Henrique II e o rei Luís XIV, também, apaixonados pelo prazer da caça conferiram ao castelo o aspeto que ele tem atualmente.

Começamos o percurso do castelo com um curto filme sobre a construção de Chambord. Depois estivemos a ver os aposentos dos vários andares, recheados com alguns móveis antigos, quadros e outras artes decorativas.














No centro do torreão encontra-se uma escadaria dupla que serve os três pisos do castelo, formada pelo entrançado de duas escadas de caracol à volta do núcleo oco central e permitem assim que duas pessoas possam-se ver através das aberturas do núcleo mas nunca se encontrarem. Pensa-se que esta inovação engenhosa tenha sido originária de Leonardo da Vinci, que veio para França a pedido do rei Francisco I, em 1516.

          


                                     


Inicialmente, os aposentos de Francisco I eram no torreão mas depois foram transferidas para a ala este e é composta por um quarto, dois gabinetes, um oratório e uma grande sala.




As esculturas dos salões do 2º piso associam o monograma de Francisco I ("F") com o seu emblema (a salamandra), o animal mítico capaz de viver nas chamas.


                          


                                      


A construção da capela iniciada por Francisco I só foi terminada no reinado de Luís XIV e é a maior divisão do castelo.


                         
     

Os aposentos da rainha situam-se na torre adjacente aos aposentos do rei e foram ocupados pelas duas esposas sucessivas de Luís XIV: Marie Thérèse de Áustria e Madame de Maintenon. São compostos por uma sala de guarda, duas antecâmaras (uma delas foi transformada em sala de refeições no século XIX), o quarto e divisões privadas.





Apesar de colossal, o castelo nunca foi tão habitado durante tanto tempo (12 anos) como no século XVIII. Mas, para isso, teve de se conseguir fazer o aquecimento suficiente das habitações e como tal diminuiu-se o seu tamanho com a criação de compartimentos, baixando os tetos e dentro das grandes chaminés do século XVI foram construídas outras chaminés mais pequenas.



              

      


Na sala de carruagens existem veículos, nunca utilizados, realizados em 1871, para o Conde de Chambord.





No quarto do conde de Chambord podem-se ver a bateria de canhões em miniaturas, recordação de infância.



O segundo piso de Chambord é dedicado à temática da caça: os diferentes tipos de caça e algumas colecções de tapeçarias e quadros dedicados ao tema.




Os terraços do castelo oferecem boas vistas sobre a propriedade e sobre os lindos telhados.







Existe um muro a toda à volta com 32 km de comprimento, aberto por seis portas, que constitui o maior parque florestal fechado da Europa. Reserva nacional de caça alberga uma grande variedade de fauna e está inscrito na lista do património mundial da UNESCO.

Sinceramente, embora tenha achado que este château fosse colossal, o maior de todos no Val do Loire, o seu interior ficou aquém das expetativas (achei-o meio desprovido de decoração em muitos aposentos).

Mas no próximo post, não perca...o mais bonito interior (ou um dos mais bonitos) de um château no Loire!

2 comentários:

  1. Parabéns pela ótima resenha !
    Estou muito interessada por este castelo e pelas histórias de quem ali vivia. Gostaria de maiores informações se possível sobre as demais pessoas que viveram neste castelo, incluindo aquelas que possivelmente eram as responsáveis pela criadagem, detalhando aquelas que ordenavam procedimentos duros aos erros cometidos.
    Exite alguma literatura em português ou página que informe melhor sobre estas informações ?
    Agradeço a oportunidade de conhecer melhor o palácio, espero poder ter as informações desejadas.
    Angelita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Questionadora,

      Obrigada pelo seu comentário, contudo não tenho mais informações sobre o que pretende. Beijinhos.

      Eliminar