sábado, 30 de junho de 2012

Em Limoges e Châteauroux

Depois da noite tempestiva num hotel de beira de estrada, fomos passear a Limoges debaixo de uma chuva miudinha que teimou em continuar connosco, não só neste dia como também nos restantes. Munidos de um mapa (oferecido pelo hotel) partimos à descoberta do quartier historique da la cité para vermos a catedral Saint-Etienne, o museu de belas artes (encontrava-se fechado, porque ainda era muito cedo) e os bonitinhos jardins de l' Evêché.

 A cidade, capital da região de Limousin é conhecida pelas suas famosas porcelanas (devido à descoberta de argila de caulino numa localidade perto da cidade, em 1771), esmaltes e barris de carvalho utilizados na produção de conhaque, uma das bebidas tradicionais da França (perto existe a cidade de Cognac). Foi também a cidade natal do pintor Renoir e importante centro de resistência Francesa face à ocupação Nazi.

Em 1169, Ricardo Coração de Leão (e futuro rei da Inglaterra), que tinha então 13 anos, acompanhado pela sua mãe (Leonor de Aquitânia) foi confirmado Duque da região da Aquitânia na catedral românica elevada no local onde existe a atual (e muito bonita) catedral Saint-Etienne, feita de granito e em estilo gótico, foi iniciada em 1273 mas só completada seis séculos depois.


Catedral Saint- Etienne

Jardins de L'Evêché

Museu de Belas Artes

Mairie (Câmara Municipal) de Limoges

Como queriamos chegar a Chenonceau antes do almoço fizemos-nos à estrada mas não sem antes parar em Châteauroux, uma bonita cidade onde estivemos a ver este pequeno jardim dedicado às vítimas da 2ª Guerra Mundial, perto da Eglise Notre-Dame, uma igreja do século XIX onde não resistimos a entrar.



Notre-Dame de Châteauroux


Depois do belo almoço em Chenonceau fomos ver o seu château, um dos mais bonitos de toda a viagem. A não perder...no próximo capítulo!

2 comentários:

  1. Adorei Limoges, mas tive sorte pois os dois dias que passei ali estavam muito ensolarados! Os jardins estavam lindos, e adorei o museu da porcelana. Tb aproveitei para dar uma voltinha, visitar as lojas de porcelanas e fazer umas comprinhas... Quero voltar para comprar mais umas coisinhas, mas o maridão evita tocar no assunto kkk Châteauroux ainda não conheço!

    ResponderEliminar