quinta-feira, 26 de abril de 2012

O início do Geocaching no Sitio das Fontes (Estômbar)

Conhecem aquele jogo de andar à procura de ovos escondidos, no dia de Páscoa? Ou então de esconder uma caixa com lembranças que, alguns anos mais tarde, é descoberta? Ou da caça ao tesouro?
Pois é...tal como prometido no post anterior apresento-vos o nosso mais recente hobby: o Geocaching.
Venha comigo, agora, descobri-lo!

(Imagem retirada da net)

Há umas semanas atrás, um colega de trabalho falou-me do seu mais recente passatempo: andar em determinados locais à procura de caixas (designadas também por geocaches ou caches), deixadas por alguém.

Este jogo mundial, existente há mais de uma década, só é possível devido à utilização de um receptor de navegação por satélite e às coordenadas de GPS (Global Positioning System). As caches são escondidas por um utilizador GPS que depois publica as coordenadas exatas desse local para que outros utilizadores as possam encontrar.
Na realidade, não são encontrados tesouros mas sim achadas pequenas (algumas são micro) caixas, em locais que são verdadeiros tesouros. O engraçado é que só agora soube da sua existência mas o jogo está bem difundido no mundo, bastante na Europa e inclusivemente em Portugal (até no Algarve....hahaha).
Dados do ano passado apontam para mais de 5 milhões de geocachers e mais de 1 milhão de caches activas, em todo o mundo.

No interior da caixa, encontram-se pequenos objetos que podem ser trocados por outros de igual valor e um pequeno caderno de notas (designado também por logbook), onde pode ser registada a visita de quem a encontrou (eu gosto de deixar sempre a data com a hora, pois encontro sempre registos desse mesmo dia em que vou).

Depois de termos feito duas tentativas frustradas ao ir para Paderne sem coordenadas GPS decidimos que a nossa primeira cache seria no Sitio das Fontes, em Estômbar. Depois de muita canseira e algumas atribulações, descobrimos a cache neste local bastante bonito: o Parque Municipal do Sitio das Fontes.

Moinho de maré no Sitio das Fontes

Este é um amplo espaço de lazer, gratuito, com zona de merendas dotado de grelhadores a carvão, circuito de manutenção física, um pequeno anfiteatro ao ar livre, uma piscina natural instalada na caldeira que armazena a água para mover o moinho de maré, existente e único ao longo de todo o estuário do Arade, podendo ser navegável com o auxilio de uma canoa.

Parque das merendas


Neste local, integrado no sistema constituído pelo Arade onde predominam planos de água, zonas húmidas e matagal mediterrânico, podem ser observadas variadas espécies de aves tais como: garças, galinhas d'água, melros, piscos e inclusivamente águias e mochos.






A cache, apesar de não existirem dicas (estas ajudam e muito) disponíveis, que se encontram na net, foi fácil de achar pelas seguintes coordenadas: N37º009'48.84'', W008º29'14.28''.


(Parecia tipo criança a achar um brinquedo)

Por isso (caros leitores do meu blog) não se admirem se encontrarem, nas vossas localidades, alguém a tentar encontrar algo nas pedras das calçadas, nas paredes, por baixo de árvores ou arbustos, no cimo de uma chaminé, pular valados, subir serros...pois na realidade trata-se do jogo do Geocaching.

 Depois de se increver no site (http://www.geocaching.com/), podem tentar pesquisar perto de vocês as coordenadas das caches, anota-las e ir à procura (é mesmo obrigatório ter um aparelho de GPS ou telemóvel dotado de GPS) das ditas caches. Não se trata de um jogo virtual, sentado à frente de um computador, durante horas, mas sim andar bastante a pé ou de bicicleta e superar alguns obstáculos. Existem até submarinas e muitas outras... de vários níveis de dificuldade e complexidade do terreno até mesmo virtuais...muitas mais outras. Veja se consegue acha-las!



1 comentário:

  1. Obrigada pelo convite, Marta :)
    Este é um jogo muito engraçado que ganha cada vez mais adeptos. Beijinhos e continuação de pura diversão :)

    ResponderEliminar