quarta-feira, 6 de julho de 2011

Aventuras e desventuras no mês de Junho (passeio de barco, "Rally Paper", ilha da Culatra)

As minhas (poucas) folgas foram passadas na praia, a fazer um passeio de barco desde Portimão até Armação, num Rally Paper, ir ao shopping novo de Portimão com os pais, jantares com o maridão a beber cidra (desde que provei na Grã-Bretanha, gostei, agora não quero outra coisa...haha) e a comer caracóis, almoçar com os sogros nos dias dos anos deles e um fim de semana bestial, passado na Ilha da Culatra, com um grupo de amigos.

No passado dia 3 de Junho fui dar um passeio de barco, pelo barlavento da costa Algarvia, com uma das minhas melhores amigas.
A viagem começou às 14H30 no cais Vasco da Gama, perto do clube Naval em Portimão. Antes da partida, foram dadas algumas instruções das normas de segurança e utilização dos coletes salva-vidas, pelo comandante poliglota.


Caravela Santa Bernarda



O céu azul...o tempo quente...pouca ondulação (no cais!)...tudo parecia tão perfeito e relaxante até...
...entrarmos em pleno Oceano Atlântico onde apanhamos ondas de 2 metros. E aí...comecei a enjoar (e não...não estou grávida!) e a vomitar (que sensação horrível...nunca tal me tinha acontecido, e olhem que já andei imenso de barco).

Passamos por Ferragudo, pelas fortalezas medievais, pelo farol Ponta de Altar e depois das velas terem sido içadas, rumamos a sueste e fomos vendo as várias praias e as bonitas formações rochosas resultantes da erosão natural, como a de Algar Seco.

Igreja de Ferragudo
Forte de S.João do Arade
Praia Grande (Ferragudo)

Farol do Carvoeiro (Lagoa)

Algar Seco


Devido ao mau tempo não foi feito o passeio, nos botes pequenos, às grutas e depois, de regresso desde Armação de Pêra, fomos até ao porto de pesca de Ferragudo onde estivemos a ver as tradicionais embarcações de pesca.






No passado dia 19 de Junho fui com o maridão participar no IX Rally Paper do GADAG (Grupo Aventura e Desporto de Alcantarilha Gare, a que pertence o meu marido). Foi bem giro e cansativo (apesar de ter ficado com imensas dores nas costas, por causa de termos andando ao pé coxinho numa das provas). E apesar de termos ficado em último lugar (a equipa dos viajantes) tivemos direito a um prémio e tudo (além da gargalhada geral na atribuição do prémio do azar, durante o jantar)!

Mas, afinal, o que é um Rally Paper? Consiste numa prova, feita de carro para cumprir um determinado itinerário (partimos de Alcantarilha Gare, passamos pela rotunda de Alcantarilha, por Lagoa, por Silves, pela barragem de Silves e terminou no local inicial da partida), com uma série de perguntas que podem ser de observação (durante o percurso), de cultura geral, de quebra cabeças e das provas supresa, durante um determinado tempo.
 Após uma série de peripécias engraçadas, tais como andar para trás à procura de um número numa caixa de correio ou de tentar fazer escalada numa escaldante parede ou de tentar resolver o jogo do cubo...chegamos ao final do destino com 18 minutos de atraso (a prova era de 3 horas, fomos muito penalizados por causa disso).





No fim de semana de 25 e 26 de Junho fomos, para a ilha da Culatra, com um grupo bem fixe (eramos nove e tinhamos ainda uma bébé de 3 meses que não deu trabalho nenhum) para uma casa rústica, situada na praia dos Hangares (é uma das três principais praias da ilha, as outras são a Culatra e o Farol).

Nesta ilha, existe uma grande ocupação residente durante os meses de Verão e é parte integrante da Ria Formosa. Esta é um complexo ecossistema aquático constituído por canais que servem de local de abrigo, alimentação e nidificação de muitas espécies de aves migratórias.


Em Olhão, com vista para a ilha da Culatra

Fomos num aquatáxi, carregados de mantimentos (incluindo peixe fresco, carne e carvão para o fogareiro) e até uma cana de pesca de um dos elementos.


Demos uns belos mergulhos na pacífica ria e depois do jantar falamos até às tantas, no bar/supermercado/restaurante, em frente da casa.


Na praia dos Hangares

No dia seguinte, fizemos um exaustivo passeio até às revoltosas praias do Farol e da Culatra, onde estivemos a admirar as casas formosas, as praias e alguns barcos.


Uma das bonitas e modernas habitações locais da praia do Farol

Praia do Farol


Farol


 E no regresso, todos vinhamos com um grande sorriso na cara, de como quem diz: "Isto é que é a boa vida, no Algarve"!



1 comentário:

  1. Bom dia aquele fotografia em Olhão que diz que e com vista para a culatra enganou se o que se ve e Faro.
    E naquela fotografia que diz que na praia dos Hangares o correto e na Ria da ilha do Farol .
    Assinatura
    Filho de Olhão

    ResponderEliminar