segunda-feira, 16 de maio de 2011

Barcelona

Faz um ano que fomos embarcar num cruzeiro, para dar a volta ao Mediterrâneo, em Barcelona. Como tínhamos comprado o voo pela TAP e por causa da história da nuvem vulcânica pagamos um extra, antecipamos o voo dois dias e assim aproveitamos para conhecer um pouco desta linda cidade!

Barcelona é uma cidade cosmopolita, vibrante, energética, monumental, moderna, com muita população jovem e com muitas pessoas (até as de mais idade) com mochila às costas. E eu a pensar que ia fazer lindas figurinhas por andar de malas e bagagens no meio das ruas de Barcelona até chegar ao local da hospedagem.

Do I want to live in Ibiza passamos para I want to live in Barcelona... morar para lá....que sonho....tem de tudo....mar, praia, palácios, uma cidade olimpica, temperatura amena....a capital modernista do mundo, cidade onde estiveram grandes artistas famosos (Picasso, Gaudi, Dali, Miró), capital da Catalunha e um dos destinos mais populares da Europa (não o sendo por acaso!).


Vista Geral a partir do Parc Guel





Barcelona era a capital medieval do Mediterrâneo, mais velha que Madrid e a segunda maior cidade de Espanha. Começou como uma cidade Romana designada por Barcino e com o crescimento industrial apareceram 10 bairros diferentes que se expandiram depois. Os Jogos Olímpicos de 1992 contribuiram a tornar esta cidade naquilo que ela é hoje.

Depois do voo apanhamos um Aerobus (5€) que nos levou para a praça Catalunha. O circuito inverso feito por metro é bem mais económico.



Esta é o centro da capital e daqui pode-se apanhar o metro e ir para qualquer ponto da cidade. Uma das famosas ruas é a chamada Las Ramblas. Rambla significa "corrente" em Árabe e está cheia de turistas, artistas da rua, lojas, restaurantes e a Boqueria, o  melhor mercado de comida da cidade. Não devem deixar de provar aqui as melhores tapas e experimentar p'amb tomate (pão com tomate e azeite) e gauta de cerdo (bochechas de porco).

No final das Ramblas está a estátua do navegador Cristovão Colombo, sendo a sua maior estátua das 64 que existem mundialmente e está de costas virada para Espanha para afirmar a independência da Catalunha em relação ao país.




Mas existem muitas atracções, na cidade, de Gaudi. Por exemplo a Casa Batlló no Passeig de Gracia ou a Casa Mila ou La Pedrera (casa de pedra) são maravilhosos.






Ficamos numa residência de estudantes, Melon District, um pouco longe do centro mas que facilmente se consegue ir de metro.




Mas existe o Hostal Levante com preços a partir dos 50€, no centro da cidade,  construído em 1834, foi uma torre de telecomunicações, um bordel e alojou Pablo Picasso tendo-o inspirado para o quadro "Les demoiselles D'Avignon".

A rede de metro é bastante boa mas existem muitos pontos para encontrar e vias para andar de bicicleta em toda a cidade. Para andar de metro o melhor é comprar um passe de 10 vezes, se ficarmos lá alguns dias.

A parte junto ao mar está cheia de estruturas modernas e boas praias. O Port Olympic está cheio de edificios cuja arquitectura é modernista e bem bonita.






O marco histórico e edificio modernista mais famoso do mundo é, sem dúvida, a Sagrada Familia, última e triunfal obra-prima de Antoni Gaudi, iniciada em 1883 e que continua ainda por acabar (talvez em 2026). Este edificio foi pensado por um grupo de pessoas conservadoras católicas, os Josephines, para ser um local de oração e as pessoas pedirem perdão pela sua depravação moderna. As torres representam os apóstolos e as várias esculturas representam a criação do mundo, o paganismo e algumas imagens do Novo Testamento. Gaudi inspirou-se muito na natureza e a partir dela fez o suporte das suas obras arquitectónicas. Por exemplo, para subir à torre há 400 degraus em forma de caracol. A torre mais alta está a ser construída e deverá ter 170 metros e no final do projecto deverão ser 18 torres.



O dia em Barcelona é uma loucura. Mas a noite ainda mais. Cheio de pessoal jovem a cantar, a dançar e a beber...tão variado como a sua arquitetura.





Muitos locais ficaram ainda por ver (para a próxima vez): Montjuic com o seu castelo (pode ser feito de teleférico), onde foram mortos muitos dos libertadores e defensores da Catalunha após Franco ter conquistado Barcelona no final da Guerra Civil de Espanha e a Fundacio Miró. Miró (1893-1983) era um  pintor que simplificava os objectos na tela, inspirado pela ida à Normandia, durante a guerra. Também ficou por ver o teatro Palau. Este é de 1898, é uma jóia da arte moderna e tem uma combinação perfeita de cores no vitral do tecto.

Barcelona e toda a região da Catalunha pode-se diferenciar da restante Espanha pela língua Catalã, música, costumes, cultura e a lindissima e modernista arquitetura!

Sem comentários:

Enviar um comentário