sexta-feira, 29 de abril de 2011

Nazaré e S. Martinho do Porto


Praia da Nazaré


Nazaré é uma vila Portuguesa, próxima de Alcobaça (localizada na zona Oeste), sendo considerada uma das praias mais típicas de Portugal!

Depois de termos passeado pelo imenso areal da praia, fomos até ao cimo do monte chamado "Sitio da Nazaré", de onde temos uma ampla vista sob o Oceano Atlântico e a praia da Nazaré (também se pode ir de funicular mas nós fomos de carro).




Visitamos o Museu da Nazaré, a Igreja Matriz e a Capela da Memória, ambas com paredes revestidas a azulejos azuis e vimos as vendedoras com as típicas sete saias a apregoar os diversos artigos regionais, junto às lojas de comércio local.
Almoçamos num dos inúmeros restaurantes próximos do mar: percebes como entrada e açorda de camarão como prato principal, ambos uma delicia.

Trajes tipicos da Nazaré (de realçar as 7 saias)


Fachada da Igreja matriz

A Capela da Memória ou Ermida da Memória está situada mesmo no topo da falésia, tendo sido erguida no século XII. Reza a lenda, que esta capela foi mandada construir por D. Fuas Roupinho (o alcaide-mor de Porto de Mós, falado anteriormente noutro post), uma vez que este ao caçar nas suas terras junto ao litoral, avistou e começou a perseguir um veado. No meio do nevoeiro, quando D. Fuas viu que estava no topo de uma falésia e prestes a cair do precipício pediu auxílio a nossa Senhora para o salvar, pelo que o cavalo em que ia montado parou, tendo assim ficado D. Fuas a salvo.




A praia de S. Martinho do Porto possui um vasto areal ao longo da baía com formato de concha, tendo sido porto de mar até ao século XVI. O mar como é bastante calmo é a praia ideal para familias.





Sem comentários:

Enviar um comentário