domingo, 13 de fevereiro de 2011

Doces regionais Algarvios (Doce Fino, D. Rodrigo)

Tal como prometido no post anterior venho aqui falar dos doces regionais algarvios!
Como algarvia que sou, alguma da minha familia tem a cargo o fabrico dos doces regionais algarvios e toda a minha infância (e adolescência) vi tios, primos e amigos no fabrico destes bolos, o seu ganha pão.

Depois da apanha da amêndoa, estas podem ser vendidas com ou sem casca, inteiras ou móidas. Constituída por 55% de gordura, 25% de proteína e 8% de hidratos de carbono, além de cálcio, ferro, fosforo e vitamina B, pode-se assim afirmar que a amêndoa é um fruto seco muito rico e dos mais completos nutricionalmente.


Bolos regionais Doce Fino
As amêndoas devem ser peladas antes de serem trabalhadas: deixa-las em água quente durante 5 minutos. Depois podem ser torradas e picadas várias vezes, pelo menos três,  até obter um fino pó de amêndoa. Coloca-se 500 g de açúcar com 800 ml de água num tacho anti-aderente e leva-se a lume brando até ferver, mexendo sempre. Quando estiver em ponto de fio (ao levantar a colher "faz um fio") adicionar 500 g de pó de farinha de amêndoa e mexer bem. Retirar do lume e deixar arrefecer. Amassar a massa ainda morna. Quando estiver fria fazer uma bola e deixar descansar até ao dia seguinte para poder modelar as várias figuras.
Estas podem ser recheadas com fios de ovos ou ovos moles. Pode-se também adicionar chocolate em pó à massa ou corantes alimentares para dar cor à massa ou na pintura das várias figuras.


Bolos regionais de Doce Fino (oferta do restaurante no dia do
 meu casamento)


D. Rodrigo
Os Dom Rodrigo são outro exemplo de bolo regional algarvio. Diz a lenda, que estes bolos foram confeccionados, pela primeira vez, no antigo convento de S. José, em Lagoa. Uma jovem plebeia apaixonou-se por um fidalgo chamado Dom Rodrigo. Como tal união não era possível, a jovem refugiou-se no convento e dedicou a sua vida a criar um doce, parecido com o amado. Os fios de ovos faziam lembrar os seus cabelos ondulados, a canela fazia lembrar a cor dos seus olhos e eram envolvidos por papel prata, para lembrar a armadura do seu cavalo.

Um dos melhores Dom Rodrigo que comi até hoje (Quinta dos Avôs, 07/07/11)

Feitos com uma mistura de fios de ovos, ovos moles, amêndoas peladas e canela aqui estão as suas receitas:
Para os fios de ovo: separam-se uma dúzia de gemas das claras e junta-se uma clara às gemas, que deverão ser cortadas com um garfo e passadas por um coador. Ao lume, coloca-se 500 gramas de açúcar a 2,5 dl de água até fazer "ponto de pérola". As gemas deverão ser colocadas num funil fino (também pode ser utilizado um saleiro vazio e limpo) que deverá rodar em círculos, por cima da calda. Os fios de ovo deverão ser retirados posteriormente com um coador.
Para os ovos moles: utiliza-se uma colher de sopa de água e outra de açúcar para cada gema, acompanhado de uma casca de limão num tacho e leva-se ao lume. Quando o açúcar estiver derretido, retira-se do lume e deixa-se arrefecer, antes de colocar lá as gemas (previamente coadas). Leva-se a ferver em lume brando, tendo o cuidado de não as deixar queimar.

(Atualizado a 09 de Setembro de 2014)




Sem comentários:

Enviar um comentário